Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

priston.pro

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Uso de IA para auxilio no Desenvolvimento.

Postado

Eu recebi um comentario no meu video, e vejo a galera sempre comentando aqui e eu queria entender qual a visão que vocês tem e como vocês acham que a IA é usada em um projeto se for usada de forma correta, ENFASE no se for usada de forma correta.

Se você não é um imbecil que so abre a IA e joga um prompt, não sabe o que esta sendo feito, não sabe validar, so ve tudo acontecer e acha que esta perfeito. Ai siim eu concordo 100% quando criticam o uso de IA, porém so se for por essa visão.

Agora de você conhece a linguagem, sabe fazer algo sem o uso de IA, saber fazer as validações necessarias, prompta da forma correta para a IA te auxiliar com o codigo até pelo ganho de tempo, organização e talvez alguns pontos que você deixaria passar, e depois tu consegue com sua experiencia e conhecimento, fazer toda a parte de validação de um projeto com roadmap bom, boa arquitetura, e testes de validações fora o entendimento do codigo, qual o problema do uso dela para te auxiliar ?

Eu queria criar essa discussão de forma saudavel, para entender um pouco da visão de vocês.

Se quiser pode abrir para areas diferentes porem dentro do desenvolvimento sem ser no Priston.

Meu ponto de vista, é que muitas pessoas que falam talvez não saiba nem o basico de um desenvolvimento se pedir pra arquitetar um projeto não vai nem saber como faz, não sabe nem mandar um prompt pra uma IA , manda prompts como se estivesse mandando mensagem pra alguem, e acaba não tendo qualidade em seu projeto e por isso gera a critica em cima de quem usa com qualidade e tem resultado.

Abri esse topico pra gente discutir esse tema, sinto que tanto no cenario do priston quanto em outros cenarios tem muitas pessoas que acabam criticando este uso e eu queria entender melhor essa visão.

OBS: Moderação se os comentarios acabarem saindo do foco do post pode fechar aqui e GG.

Mais uma vez queria uma discussão saudavel de pessoas pro e contra porém que pelo menos tenham entendimento do que estão falando e o por que....

Editado por tacolayt

Featured Replies

Postado

Meu pai até hoje não usa carro automático por achar uma tecnologia de preguiçoso, e ta tudo bem, ele vai continuar com o trabalho maior que é ficar apertando a embreagem e se preocupando em passar marcha.

A realidade de outra pessoa não é a nossa.

Devs antigos tem resistência pra IA por que maior parte do tempo mais atrapalha do que ajuda. Devs de IA (não só mandar prompt, e sim entender onde pode ter falhas no código), igual eu, conseguem tirar ideias do papel estruturando uma boa lógica.

Quem só manda o prompt e deixa o claude rodando a noite toda fazendo vai acabar se dando mal :/

Postado
  • Autor
11 minutos atrás, kwn disse:

Meu pai até hoje não usa carro automático por achar uma tecnologia de preguiçoso, e ta tudo bem, ele vai continuar com o trabalho maior que é ficar apertando a embreagem e se preocupando em passar marcha.

Devs antigos tem resistência pra IA por que maior parte do tempo mais atrapalha do que ajuda. Devs de IA (não só mandar prompt, e sim entender onde pode ter falhas no código), igual eu, conseguem tirar ideias do papel estruturando uma boa lógica.

Quem só manda o prompt e deixa o claude rodando a noite toda fazendo vai acabar se dando mal :/

Concordo de ponta a ponta contigo, visão boa

Postado

Pois é, não sei o pq criticam tanto, se você sabe o que esta fazendo, e utiliza a I.A para te auxiliar e ganhar tempo no seu trabalho , não vejo problema algum, agora se realmente, deixarem o prompt rodando a noite ai , fazendo tudo , sem voce entender nada, é problema na certa.

O problema que gera a crítica (e com razão) é a "geração Ctrl+C / Ctrl+V". Quando o "dev" não tem base, a IA vira uma muleta. O código funciona por milagre, mas ninguém sabe o porquê...

Na primeira falha de arquitetura ou bug de produção, o projeto desmorona.

Em resumo: IA não substitui o programador que pensa; ela substitui o programador que apenas digita.

Acompanhando o tópico também.

Editado por GuiFriedrich

Postado
  • Autor
13 minutos atrás, GuiFriedrich disse:

Pois é, não sei o pq criticam tanto, se você sabe o que esta fazendo, e utiliza a I.A para te auxiliar e ganhar tempo no seu trabalho , não vejo problema algum, agora se realmente, deixarem o prompt rodando a noite ai , fazendo tudo , sem voce entender nada, é problema na certa.

O problema que gera a crítica (e com razão) é a "geração Ctrl+C / Ctrl+V". Quando o "dev" não tem base, a IA vira uma muleta. O código funciona por milagre, mas ninguém sabe o porquê...

Na primeira falha de arquitetura ou bug de produção, o projeto desmorona.

Em resumo: IA não substitui o programador que pensa; ela substitui o programador que apenas digita.

Acompanhando o tópico também.

Obrigado pela contribuição, e concordo contigo. !!

Postado

Meu pensamento continua o mesmo: a IA acelerou o desenvolvimento de forma impressionante. O que antes levava três semanas, hoje muitas vezes fazemos em três ou quatro dias.

Mas essa velocidade tem dois lados. A IA é um alicerce poderoso para quem sabe analisar, arquitetar e tomar decisões. Ao mesmo tempo, pode se tornar um ponto de queda para quem depende dela sem entender o que está construindo.

No fim, ela multiplica a capacidade de quem pensa, não substitui essa capacidade.

Postado
46 minutos atrás, kwn disse:

Eu mesmo era muito resistente à IA. Demorei para enxergar o valor dela, mas hoje é inegável o quanto essa ferramenta se tornou importante para o desenvolvimento.

Ela não elimina a necessidade de conhecimento técnico nem de raciocínio lógico. Pelo contrário: quanto mais você entende de arquitetura, código e possíveis falhas, melhor consegue aproveitar a IA. No fim, ela potencializa quem sabe desenvolver, em vez de substituir esse profissional.

Adorei a sua analogia sobre o carro automático. O meu pai também era super resistente ao carro automático e acabou que eu fui ficando também, até ter um... é uma maravilha e consegui converter o pensamento do velho.

Postado
  • Autor
10 minutos atrás, noezinhos disse:

Eu mesmo era muito resistente à IA. Demorei para enxergar o valor dela, mas hoje é inegável o quanto essa ferramenta se tornou importante para o desenvolvimento.

Ela não elimina a necessidade de conhecimento técnico nem de raciocínio lógico. Pelo contrário: quanto mais você entende de arquitetura, código e possíveis falhas, melhor consegue aproveitar a IA. No fim, ela potencializa quem sabe desenvolver, em vez de substituir esse profissional.

Adorei a sua analogia sobre o carro automático. O meu pai também era super resistente ao carro automático e acabou que eu fui ficando também, até ter um... é uma maravilha e consegui converter o pensamento do velho.

Perfeito.

Postado

Cara, otima discussao. Vou dar minha visao de outro angulo: nao tenho experiencia com C++, entao em relacao ao core do Priston nao posso opinar tecnicamente, mas trabalho como dev Java e web full stack no dia a dia, e uso IA pesado como ferramenta de produtividade. Aqui é hobby mesmo, to aprendendo sobre Priston aos poucos, mas o debate sobre uso de IA é o mesmo em qualquer stack.

E a visao que ja foi passada aqui bate exatamente com minha realidade de trabalho: quem sabe arquitetar, validar, entender o que a IA devolveu e ajustar o que nao faz sentido, sai na frente. Quem so joga prompt e aceita o que vem sem entender, cedo ou tarde quebra a cara, seja em producao, seja num codigo legado de Priston.

O ponto que eu acrescentaria é: quem fica so na critica generica "IA é ruim, faz codigo bosta, vibe coder's" sem nunca ter tentado usar direito, tende a ficar pra tras. Nao é sobre substituir conhecimento, é sobre quem sabe usar a ferramenta anda mais rapido que quem se recusa a testar. Isso vale pra dev senior, junior, e ate pra quem programa por hobby como eu aqui.

No meu trabalho lido com dev de 20, 30 anos de experiencia que usa IA em tudo que faz, e isso nao torna eles piores profissionais, pelo contrario, sabem exatamente onde a ferramenta ajuda e onde tem que colocar a mao e revisar. A resistencia muita vez vem de quem nunca testou de verdade ou esta com medo de perder espaço porque não se garante no que faz .

E tem um nivel de maturidade no uso que muita gente nem chegou perto ainda: hoje ja se usa skills e MCPs pra IA ter contexto real do projeto, ler documentacao interna, entender padrao do codigo, se conectar direto com ferramenta e repositorio, ao inves de ficar so no prompt solto sem contexto nenhum. Isso muda completamente a qualidade do resultado, pq a IA para de "chutar" e passa a trabalhar em cima do que o projeto realmente é. Quem usa assim ta anos luz na frente de quem so copia e cola resposta de chat generico.

Postado
  • Autor
5 minutos atrás, jhonnr18 disse:

Cara, otima discussao. Vou dar minha visao de outro angulo: nao tenho experiencia com C++, entao em relacao ao core do Priston nao posso opinar tecnicamente, mas trabalho como dev Java e web full stack no dia a dia, e uso IA pesado como ferramenta de produtividade. Aqui é hobby mesmo, to aprendendo sobre Priston aos poucos, mas o debate sobre uso de IA é o mesmo em qualquer stack.

E a visao que ja foi passada aqui bate exatamente com minha realidade de trabalho: quem sabe arquitetar, validar, entender o que a IA devolveu e ajustar o que nao faz sentido, sai na frente. Quem so joga prompt e aceita o que vem sem entender, cedo ou tarde quebra a cara, seja em producao, seja num codigo legado de Priston.

O ponto que eu acrescentaria é: quem fica so na critica generica "IA é ruim, faz codigo bosta, vibe coder's" sem nunca ter tentado usar direito, tende a ficar pra tras. Nao é sobre substituir conhecimento, é sobre quem sabe usar a ferramenta anda mais rapido que quem se recusa a testar. Isso vale pra dev senior, junior, e ate pra quem programa por hobby como eu aqui.

No meu trabalho lido com dev de 20, 30 anos de experiencia que usa IA em tudo que faz, e isso nao torna eles piores profissionais, pelo contrario, sabem exatamente onde a ferramenta ajuda e onde tem que colocar a mao e revisar. A resistencia muita vez vem de quem nunca testou de verdade ou esta com medo de perder espaço porque não se garante no que faz .

E tem um nivel de maturidade no uso que muita gente nem chegou perto ainda: hoje ja se usa skills e MCPs pra IA ter contexto real do projeto, ler documentacao interna, entender padrao do codigo, se conectar direto com ferramenta e repositorio, ao inves de ficar so no prompt solto sem contexto nenhum. Isso muda completamente a qualidade do resultado, pq a IA para de "chutar" e passa a trabalhar em cima do que o projeto realmente é. Quem usa assim ta anos luz na frente de quem so copia e cola resposta de chat generico.

Perfeita colocação, obrigado pela contribuição, e continue com este pensamento, pois isso sempre aumenta seu potencial, so te complementando o que parece é o que aconteceu em cada evolução tecnologica, quando saimos da internet discada pra o que temos hoje, quando trocamos o carro manual pelo automatico, entre varios outros exemplos, tudo assusta, mas é so por agora, daqui um tempo todos começam a entender que se usado a IA de uma forma correta, voce acaba tendo um ganho gigantesco. Evolução acho que essa é a palavra e a IA é so mais um processo de evolução que estamos passando, e quem não evolui junto acaba ficando pra trás !

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.