Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

priston.pro

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Como otimizar o seu servidor?

Postado

Como ter noção da capacidade do seu servidor?

Salve gente tudo bem? Eu sou um programador que está aprendendo ainda a mexer com a source de priston e existe como vocês conseguem ter noção do limite do seu projeto?

Eu sei que nós não temos jogadores ativos de verdade na source para ficar testando features novas sem verificação (na teoria...), mas eu sempre temo quando eu implemento algo, que beleza, funciona no servidor estando com apenas um jogador no servidor, mas a parada é um jogador, e quando tem centenas ativos fazendo várias coisas?

Eu sei que o que me falta é conhecimento, prática, eu não tenho nem 1 anos de experiência na raça com isso, mas eu preciso parar de ficar quieto com medo de tirar dúvidas só porque não quer ouvir um óbvio e ser tratado de burro.

Editado por Benhur_lemes

Featured Replies

Postado

tem um sistema ai, da uma procurada que voce simula jogadores, e da pra tu ter uma base

banner-cerb.png

Postado
24 minutos atrás, Benhur_lemes disse:

KKKKKKKKKK vlw @Alucard , eu teria que ver como incrementar todo esse sistema na source.

É algo bem simples, baixa a source do PTEU que lá tem o sistema de "bots". Assim que eu tiver disponibilidade solto a implementação deles aqui.

Postado
  • Autor

Muito obrigado @kwn eu simplesmente to tentando aprender e realmente ter experiência com esses projetos, mas ou eu caio na dependencia de IA ou fico preso no limite de conhecimento que tenho.

Postado

E por qual motivo não entra na "dependência de IA"?

Vai por mim, usar alguma IA CLI já não é mais diferencial, é necessidade.
Se tem medo de não conseguir codar mais nada depois (é real, hoje nem commitar eu commito mais, muito menos compilar, eu só mando o claude fazer kkk) basta pedir pra ele documentar o que ele fez, ou pedir uma "ajuda guiada". Sua evolução vai ser bem mais rápida ;)

Postado
  • Autor
39 minutes ago, kwn said:

E por qual motivo não entra na "dependência de IA"?

Vai por mim, usar alguma IA CLI já não é mais diferencial, é necessidade.
Se tem medo de não conseguir codar mais nada depois (é real, hoje nem commitar eu commito mais, muito menos compilar, eu só mando o claude fazer kkk) basta pedir pra ele documentar o que ele fez, ou pedir uma "ajuda guiada". Sua evolução vai ser bem mais rápida ;)

Então, o problema não é USAR a IA é ser dependente dela e não saber o que fazer, como eu realmente quero aprender e estudar e ser um dev de verdade, eu procuro nos fórums, tento mandar mensagem e pedir dicas para todos que tem mais experiência o que devo fazer para fazer um trabalho bem feito, porque aparentemente muitos dos problemas que alguns servidores tem é justamente não ter uma base, não se importar em melhorar ou estudar, ir atrás para fazer a coisa direito, e eu não quero isso, eu quero fazer as coisas com esmero, quero fazer as coisas direito.

Postado
23 minutos atrás, Benhur_lemes disse:

Então, o problema não é USAR a IA é ser dependente dela e não saber o que fazer, como eu realmente quero aprender e estudar e ser um dev de verdade, eu procuro nos fórums, tento mandar mensagem e pedir dicas para todos que tem mais experiência o que devo fazer para fazer um trabalho bem feito, porque aparentemente muitos dos problemas que alguns servidores tem é justamente não ter uma base, não se importar em melhorar ou estudar, ir atrás para fazer a coisa direito, e eu não quero isso, eu quero fazer as coisas com esmero, quero fazer as coisas direito.

Mas o fato de usar IA não quer dizer que você vá fazer errado (exceto se você deixar codando a noite toda enquanto dorme), apenas vai acelerar teu aprendizado. Estamos entrando numa era que ser desenvolvedor não é saber codar, decorar sintaxe, tarefas repetitivas, etc. Ser "dev de verdade" hoje é saber otimizar seu tempo, é saber direcionar a IA a fazer o que você quer de uma forma que você não perca tempo codando, é não subir skills pros commits do github.
Não precisa ser dependente, mas não fecha as portas assim não!

Exemplo simples de como ela pode te ajudar:

Claude, atue como engenheiro de software sênior, no diretório X tenho a source do PTEU e no diretório Y tenho a source do meu servidor de priston.
Na source do PTEU tem o sistema de BOTS que eu tanto quero para testar meu servidor com personagens reais, identifique os arquivos, explique pra mim TODAS FUNÇÕES desses arquivos e como isso pode me ajudar no meu objetivo que é testar meu servidor com players fazendo ações dentro do jogo.
Não erre.

O prompt acima é algo que nenhum dev desse fórum vai fazer por você, que é te guiar. Use a IA ao seu favor, bro.

Postado

Bot é diferente de jogadores reais, não adianta vc ter uma metrica com o servidor com 400 bots vs um servidor on com 400 jogadores reais, batendo em monstros, fazendo transações, chats, etc, mesmo que voce fale "ah mas e so simular pacotes", mesmo assim o resultado não vai ser o mesmo

Postado
8 horas atrás, genesiu disse:

Bot é diferente de jogadores reais, não adianta vc ter uma metrica com o servidor com 400 bots vs um servidor on com 400 jogadores reais, batendo em monstros, fazendo transações, chats, etc, mesmo que voce fale "ah mas e so simular pacotes", mesmo assim o resultado não vai ser o mesmo

Esse seu comentario não faz sentido, não é necessario o resultado ser exatamente o mesmo para você conseguir extrair informações de performance

Postado
6 hours ago, SirFeliX said:

Esse seu comentario não faz sentido, não é necessario o resultado ser exatamente o mesmo para você conseguir extrair informações de performance

Na real faz total sentido, uma das premissas de testes de carga é simular a carga sobre o comportamento. Porque no final das contas, você não vai estar simulando próximo do cenário dia a dia de um server, já que cara player tem um comportamento diferente: up, movimento,cristais,pots, pvp e tudo isso realmente tem impacto.

Agora se o cara quer testar somente carga de pacotes específicos, Dos e alguns pontos dá pra testar.

Postado
8 horas atrás, SirFeliX disse:

O uso com bots pode dar uma boa noção de problemas que você vai poder corrigir, talvez até mesmo um 80/20%, mas não o cenário completo, com um monte de gente com hardware e ping diferente fazendo coisas absurdas para tentar quebrar o jogo.
A estratégia dos BOTs até faz sentido como teste pré lançamento. Assim como calculo de tempo de tick, mas no final o dia a dia vai pegar coisas que com bot você nunca imaginou em pegar

Postado
15 horas atrás, morpheus disse:

Na real faz total sentido, uma das premissas de testes de carga é simular a carga sobre o comportamento. Porque no final das contas, você não vai estar simulando próximo do cenário dia a dia de um server, já que cara player tem um comportamento diferente: up, movimento,cristais,pots, pvp e tudo isso realmente tem impacto.

Agora se o cara quer testar somente carga de pacotes específicos, Dos e alguns pontos dá pra testar.

14 horas atrás, tzermiani disse:

O uso com bots pode dar uma boa noção de problemas que você vai poder corrigir, talvez até mesmo um 80/20%, mas não o cenário completo, com um monte de gente com hardware e ping diferente fazendo coisas absurdas para tentar quebrar o jogo.
A estratégia dos BOTs até faz sentido como teste pré lançamento. Assim como calculo de tempo de tick, mas no final o dia a dia vai pegar coisas que com bot você nunca imaginou em pegar

Eu não disse que era o cenario completo, apenas respondi o "não adianta" do comentario anterior ao meu, e reafirmo: Testes adiantam sim, mesmo não sendo um cenario 100% real os testes são uma fonte importante de informação.

Postado
Em 18/08/2026 em 15:39, Benhur_lemes disse:

Como ter noção da capacidade do seu servidor?

Salve gente tudo bem? Eu sou um programador que está aprendendo ainda a mexer com a source de priston e existe como vocês conseguem ter noção do limite do seu projeto?

Eu sei que nós não temos jogadores ativos de verdade na source para ficar testando features novas sem verificação (na teoria...), mas eu sempre temo quando eu implemento algo, que beleza, funciona no servidor estando com apenas um jogador no servidor, mas a parada é um jogador, e quando tem centenas ativos fazendo várias coisas?

Eu sei que o que me falta é conhecimento, prática, eu não tenho nem 1 anos de experiência na raça com isso, mas eu preciso parar de ficar quieto com medo de tirar dúvidas só porque não quer ouvir um óbvio e ser tratado de burro.

Com testes bem estruturados você pode:

Emular N players logado para medir tanto degradação de ping, quando de fps
Estimar com precisão o quanto % de xp um cara leva para upar de qualquer nível, seja em party, com premiuns, etc
Estimar com precisão a chance de sucesso de dropar um item e não confiar em fórmulas mágicas
Emular DDOS de diversos níveis
Emular escabilidade com kubernets.

Se quiser ir além você pode emular quase toda estrutura da aws direto da sua máquina, buildar o servidor em uma imagem docker, mandar para o ECR e rodar em um ECS configurando todas as redes e serviços direto do terraform.

https://github.com/floci-io

Postado
  • Autor
7 hours ago, noezinhos said:

Com testes bem estruturados você pode:

Emular N players logado para medir tanto degradação de ping, quando de fps
Estimar com precisão o quanto % de xp um cara leva para upar de qualquer nível, seja em party, com premiuns, etc
Estimar com precisão a chance de sucesso de dropar um item e não confiar em fórmulas mágicas
Emular DDOS de diversos níveis
Emular escabilidade com kubernets.

Se quiser ir além você pode emular quase toda estrutura da aws direto da sua máquina, buildar o servidor em uma imagem docker, mandar para o ECR e rodar em um ECS configurando todas as redes e serviços direto do terraform.

https://github.com/floci-io

MUITO OBRIGADO! De verdade!

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.