Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

priston.pro

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Desbravando um caminho onde tantos outros já passaram

Postado

Salve, rapaziada. Meu nome é Thiago Zermiani, sou dev Web focado em C# e estou começando a me aventurar por esse incrível mundo do desenvolvimento de Priston Tale.

Quando iniciei a faculdade, tive algum contato com C e C++, mas por apenas um semestre ou dois. Nunca trabalhei com essas tecnologias. DirectX então, ainda menos — de verdade, nem sei bem o que é. Modelagem 3D nem vou comentar. Mas, com a ajuda da IA, tenho conseguido criar várias coisas das quais tenho até algum orgulho. Não sou bom na parte técnica, mas tenho uma visão de Game que, quem sabe, um dia alguém pode acabar gostando. Quem sabe um dia eu posso até ter um server.

Meu maior desafio nesse momento nem é desenvolver as features ou colocá-las no ar, e sim percorrer um caminho por onde tantos antes já passaram e deixaram muitas pegadas, mas não uma estrada formada. Vendo alguns vídeos no YouTube, consegui encontrar um ou outro tutorial de como subir um server (DRACO); outros, mais antigos, já estão com os links quebrados há anos. Procurando fóruns, encontrei este aqui e o RaGEZONE, onde consegui achar algum conteúdo para estudar. Conteúdo até demais.

Mas parece que, sempre que começo a me debruçar sobre algo, enrosco em alguma coisa que eu já deveria saber. Estou me sentindo bem como um programador júnior começando em um novo emprego, sem saber nem como compilar um código. É tanta informação que acabo perdido, sem saber por onde começar e para onde ir. E, com tanta informação, sei que o conteúdo bom está aí em algum lugar, mas provavelmente embaixo de uma pilha de coisas mais inúteis.

Não quero ficar aqui chorando e reclamando que ninguém ajuda, pois percebi que a galera está de fato ajudando. Mas gostaria de algum norte, de por onde começar.

Mas para que um textão desse? Não quero pegar uma source vazada, jogar numa VPS de R$ 29,99 por mês, ganhar um caminhão de dinheiro e depois sumir. Eu quero de verdade lançar um server diferente de tantos que vejo por aí: novas mecânicas, novos conteúdos, novos jeitos de jogar. Pegar um pouco de LoL, misturar com Minecraft e Fortnite e fazer algo que não seja Priston, mas em que todo pristoniano se sinta em casa.

E, nesse caminho, gostaria de ir compartilhando minhas descobertas, para que outros devs que vierem depois de mim possam seguir e não precisem pisar no mesmo barro que eu. Além disso, vou compartilhar minhas dúvidas e onde estou enroscando, para pedir a ajuda de vocês.

Nas próximas etapas deste post, vou descrever o que já fiz e quais são minhas dúvidas. Espero que vocês possam me ajudar. Também vou compartilhar um link com as memórias que o CLAUDE vem escrevendo, para que a IA de vocês não gaste os mesmos tokens que a minha.

Agradecido a quem chegou até aqui. E, se eu não for mais um derrotado por esse caminho, vejo vocês em breve.

Featured Replies

Postado
  • Autor

Por onde comecei

Comecei vendo alguns vídeos do Draco no YouTube, mas grande parte do que ele disponibilizou ou eu já sabia, ou era irrelevante nesse primeiro momento pra mim.

Depois encontrei as fontes do PT-EU do @dwSize no GitHub (dwSize-PE/PristonTale-EU-main) — uma base de código Priston Tale que também serve de fundação pra projetos como Fortress PT, Regnum PT e Epic Tale. Com isso usei o Claude pra uma análise rápida do source e subir um server pra eu logar e matar bixinho.

Meu primeiro desafio foi entender a diferença entre Files e Source. Na minha cabeça de dev web, tudo que o jogo precisava estava no Source — mas não tinha notado que os Files (cliente, binários do servidor e backups de banco) são um runtime pack separado, e que o que se faz de verdade ao compilar é, bem a grosso modo, "buildar uma DLL/EXE que substitui o binário original". O source gera o binário; os Files são o jogo que roda.

Pra subir o servidor criei uma VM no Hyper-V, baixei o source + Files, subi um Docker com SQL Server e restaurei as bases lá. Isso eu já tinha feito no trabalho e foi bem trivial. Depois foi corrigir alguns erros de tabelas e dados faltantes e botar pra rodar. A mágica aconteceu: GM logado.

Segunda etapa e primeiro enrosco

Minha primeira "feature": mostrar a posição XYZ do personagem na tela. Queria algo simples só pra fechar o ciclo de build.

Obviamente nada é simples. A primeira barreira foi buildar com o VS2022. Eu não fazia ideia de quais libs precisava — nem o DirectX SDK eu tinha instalado. Aqui o Claude ajudou bastante. As dependências, no fim, foram:

- Visual Studio 2022 com Platform Toolset v143 e Windows SDK (o PT-EU pede 10.0.26100)
- DirectX SDK (June 2010) — o backend do jogo é DirectX 9. (No PT-EU ele já vem vendorizado no repo em deps\dks, então nem precisa instalar no sistema — descoberta que me pouparia dor de cabeça se soubesse antes.)
- Libs auxiliares que já vêm linkadas: dsound.lib (áudio), odbc32/odbccp32 (SQL), discord-rpc.lib (Rich Presence, no EU)

Uma das descobertas mais importantes do projeto: ele só compila/roda em x86 + perfil Release. Perdi muitas horas tentando x64 e Debug. É x86 porque o código todo é 32-bit (ponteiros, DirectX 9, ODBC 32-bit).

Consegui buildar via msbuild no terminal, não pelo Visual Studio direto:

msbuild game.vcxproj /p:Configuration=Release /p:Platform=Win32 ^
  /t:Build /m /v:minimal

Depois de muitos erros e acertos, consegui printar a posição XYZ na tela — até descobrir que com o GM basta apertar F9 que um monte de informação de debug aparece. Mas o exercício valeu muito pelo aprendizado do ciclo de build.

Assim que possível subo um .MD com as memórias nesse Drive, então acompanhe: PristonDevMemories - Google Drive

Postado

Bem vindo, tenha persistência as vezes podem jogar água fria, mas e normal.
Como sempre digo para dar mil passos precisa dar o primeiro.
De anti mão, minha sugestão se quer aprender pegue uma vazada e trabalhe nela.

e bora 🔥

Apenas criando um legado 😉

Postado

Fantástico seu relato. Estou nesta jornada de aprender um pouco também e irei acompanhar o tópico e o "PristonDevMemories".
Todo sucesso na caminhada!

Postado

quando vc descobrir cmake e vcpkg sua vida vai mudar uns 5000%. Não perca tempo com esses padrões que esses "devs" usam ou não se importam até hoje.

Enquanto isso nego fica comprando ou se juntando com Draco ou algum outro imbecil por aí kkkkkk

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.